A Arte do Fazer - Um resgate da cultura do Feito à Mão

Atualizado: Jun 15

Uma imersão na arte do fazer e desenvolver uma alternativa (mais feliz) de vida


08 a 11 de Julho

3å Edição




Você já parou para pensar que plantar a sua própria comida, costurar a sua roupa ou fazer os utensílios que você usa se tornou algo muito distante e até mesmo considerado inviável nos dias corridos de hoje?

Atualmente vivemos bastante distantes em relação à natureza e da nossa capacidade de criar com nossas mãos. O vínculo direto entre nós humanos e a natureza foi interrompido pelas indústrias, das quais dependemos totalmente para obter qualquer item que usamos em nossas vidas. Adquirimos o que precisamos com tamanha facilidade que não mais pensamos de onde originaram-se tais coisas, não refletimos se o que compramos tem origem sustentável, justa e sadia de fato.


O valor e a recompensa de utilizar, por exemplo, uma colher feita a pelas suas próprias mãos ou um sabonete que você mesmo selecionou os ingredientes nos traz um enorme prazer e realização e nos conecta com nossa potência criadora e sagrada.

Vamos relembrar do que somos capazes de criar! Somos seres criativos por natureza e ao resgatar essa arte ancestral do fazer com as mãos criamos uma relação mais saudável, sustentável e coerente com esse planeta.



Nesse feriado de Páscoa a Fazenda e convidados especiais irão compartilhar as suas habilidades e conhecimentos para resgatar esse estilo de vida que nada tem de arcaico, e sim revolucionário!




“A auto suficiência não está reservada apenas para quem tem alguns hectares. Mesmo na cidade, quem conserta o seu sapato ou faz pão com trigo comprado dos camponeses já pratica em certa medida a auto suficiência. O Homem não é engrenagem de uma maquina; a natureza predestinou-o à polivalência, a não trabalhar com o espirito ou com as mãos isoladamente mas em conjunto”.

John Seymour (Guia prático da Auto Suficiência)









O que vai acontecer nesses 4 dias?


As atividades desse módulo serão: - Aprender a plantar, cuidar e colher alimentos em sistema agroflorestal

- Fazer utensílios para cozinha de madeira ecológica

- Fazer e formular cosméticos naturais de uso diário e a arte da saponificação - Assar pães de fermentação natural - Acompanhar a ordenha de vacas sadias e aprender sobre manejo respeitoso e responsável desses animais - Aprender a fazer sua própria manteiga e iogurte

- Cultivo e uso dos probióticos Kefir e Kombucha

- A arte do fogo - Lenha e fogueira  Além disso teremos também noites com música ao redor fogueira, estrelas e banhos de cachoeiras e piscina de água mineral.


Agrofloresta

Todas manhãs vamos colocar as mãos na terra. Será uma vivência prática e teórica sobre a implementação e o manejo de sistemas agroflorestais, de acordo com os princípios da Agricultura Sintrópica desenvolvidos por Ernst Gotsch. A experiência, guiada pela equipe da Fazenda Malabar, abordará uma introdução à agricultura sintrópica e às lógicas dos sistemas agroflorestais, contemplando do planejamento e implementação dos sistemas, até a manutenção e evolução.



Ordenha e manejo de vaca

Vamos iniciar o dia com as vacas, entendendo o manejo e a ordenha Ahimsa - Sem violência; respeitando sempre os animais.




Marcenaria

Criar ecologicamente utensílio para cozinha que seguem o movimento natural da madeira. Aprender técnicas da marcenaria: usar as ferramentas básicas como formão, grossa e lixa.















Cosmetologia e saponificação natural

Aprender a fazer seus próprios sabonetes, desodorante, hidratante e protetor labial com receitas praticas que usam ingredientes naturais.



Pão com fermentação natural e produção de manteiga e iogurte

Criar seu próprio fermento de massa azeda, aprender a conservar e utilizar para criar pães deliciosos de casca crocante. A bater a nata até se transformar em manteiga e fazer seu próprio iogurte. Será um fim de tarde com pão feito com fermento natural quentinho e manteiga fresquinha!


Probióticos

Vamos aprender na prática a fazer conservas próbióticas, cuidar, alimentar, conservar e consumir Kefir e Kombucha.



Aprender o uso da lenha e a arte da fogueira

















Noites com música, fogueira e estrelas, cachoeiras e por do sol!


Incluso: Estadia e alimentação para 4 dias e 3 noites, todas as oficinas, atividades e materiais - 08/07/21 - a partir 11hrs a 11/07/21 - até 17hrs.

Valores:

. Suíte dupla (suite para 2 pessoas - cama duplo solteiro ou casal) Pacote por pessoa: R$2900,00 25% no ato da reserva Restante no feriado Ou

3x1015,00 Suite individual: R$3800,00 25% no ato da reserva restante no feriado Ou 3x1330,00 Para segurança e tranquilidade de todos será pedido teste Antígeno ou PCR para Covid19.



*Não incluso:


Transporte até a Fazenda (é possível organizarmos carona)


Em caso de desistência em até 1 mês antes do inicio do curso o reembolso é de 70%. Depois desse prazo o reembolso é de 40%. 1 semana antes do início do curso não há reembolso. Agradecemos a compreensão!


Programação sujeito a alterações sem aviso prévio.