top of page

Santo inhame!


Por Lila



Diversos autores citam o inhame como um alimento curativo... Achei muito legal, porque a partir daí, começou uma revolução na minha cozinha! Temos que comer não só o que é gostoso mas o que realmente precisamos para nos mantermos saudáveis... Agora juntar uma alimento saudável numa receita gostosa é demais!Inhoque de inhame em vez de batata! Que maravilha, uma receita deliciosa, com um alimento que "limpa o sangue"... na verdade, o jeito certo de se dizer é, auxilia na eliminação das toxinas do sangue por meio da excreção dessas substâncias através da pele, dos rins e do intestino.

Li também que o inhame é recomendado no tratamento de diversas doenças, como reumatismo, artrite, inflamações, infecções e foi durante muito tempo empregado no tratamento contra sífilis. Também é utilizado para aumentar a fertilidade em mulheres, no tratamento da tensão pré menstrual e para amenizar os sintomas da menopausa devido a presença de fitoestrógenos. Que venham os inhames!!!!Esse poderoso tubérculo também tem a propriedade de fortalecer o sistema imunológico.Os médicos orientais recomendam a ingestão de inhame para fortificar os gânglios linfáticos. Na Índia, o sistema médico ayurvédico também indica o consumo desse alimento para restaurar as defesas orgânicas, principalmente como recurso para combater infecções e tumores.Bárbaro!!!Aprendi a usar o inhame também de uma maneira inovadora...Suco de Inhame e, para aproveitar tudo, com a massa, fazemos um bolinho... delicioso!Vamos lá! Vale a pena!!!!

Suco de Inhame: Descasque 6 ou 7 inhames e pique em pedaços pequenos, bata no liquidificador aos poucos com água, só o suficiente para cobrir.Agora coloque um pano limpo (de prato branquinho) sobre uma peneira, numa tijela... Despeje um pouco do suco e coe sobre o pano, apertando bem, para tirar todo o "leite" do inhame... Talvez na centrífuga funcione, eu faço no estilo "slowfood"...Temos que nesta vida desenvolver a tolerância, pra isso dê chance a tudo que exige paciência...Vamos lá, desenvolvendo a tolerância pra avançar espiritualmente!!!!Conforme você vai apertando, vai ficando uma palha meio seca no pano... Essa palha servirá para fazer o bolinho, vá reservando pra depois você fazer os bolinhos e se deliciar depois...Coloque de volta o leite do inhame no liquidificador, despeje o suco de 3 limões grandes, aqui na Fazenda, eu uso limão cravo, coloque um pouco mais de água, um pedaço descascado de 5 cm de gengibre e açúcar ou mel puro ao seu gosto.  Experimente e veja o seu paladar, eu gosto com bastante gengibre, você adapta a receita!!!Deixe gelar bem antes de servir!!!

Bolinho de Inhame: Coloque a massa do inhame numa tijela, misture seus temperos prediletos, eu uso Alho Porró batidinho em vez de cebolas, um pouquinho de Assafétida em vez de alho, misturo  Salsinha batidinha, Coentro fresco (também curativo,gente), ou então até Nirá mas tem que ser refogada num tantinho de azeite primeiro e sal. Coloque um pouco de quinua em flocos ou aveia, o suficiente para você fazer uns bolinhos achatadinhos para poder grelhar na frigideira com um pouco de Ghee (manteiga clarificada) em vez de óleo ou então uns pinguinhos de azeite na frigideira com teflon... Sirva quentinho com um cuzcuz de legumes regado com um molho de tomates de verdade feito com um bom bouquet garni... É só alegria!

bottom of page